ftAconteceu neste sábado as 10:00 horas da manhã do dia 19 de janeiro de 2013, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da FPFM, em sua sede a rua Brigadeiro Jordão, 297, conforme convocação abaixo, presentes na assembleia a grande maioria de clubes filiados a entidade. Confira as alterações na parte tecnica das competições.
Agradecemos ao Muradian pelo envio das fotos.
ASSUNTOS TÉCNICOS
FPFM apresenta as seguintes definições para 2013:
Todos os assuntos técnicos apresentados a seguir é um resumo do que já está definido para 2013. Todos os ajustes que forem necessários para atendermos da melhor forma possível, ainda poderão ocorrer pela direção técnica, e os detalhes serão explicitados no regulamento 2013.
Alguns clubes solicitaram revisão de alguns itens apresentados na assembleia tais como mando de jogos, e realização de um Open em Socorro. A FPFM atendeu a solicitação e estes outros itens estão sendo revistos e serão divulgados em breve.
Qualquer item que não for mencionado a seguir será mantido conforme o ano de 2012.
Inscrições:
Data de limite de inscrição permanece nas quintas-feiras, que antecedem os eventos.
A desistência de participação após o dia da inscrição não isenta o pagamento da taxa de inscrição.
Campeonato Paulista de equipes
Pontuação
Os jogos individuais (botonista 1 x botonista 2) voltaram a valer 2 pontos para vitória, 1 ponto para empate, e 0 pontos para derrota. (Exemplo: Jogo com 6 atletas terá um resultado máximo de 72 x 0, jogo com 5 atletas terá o placar máximo de 60x0, e jogo com 4 atletas terá o placar máximo de 32x0);
A partida (clube 1 x clube 2) permanecerá com 3 pontos para vitória, 1 ponto para empate, e 0 pontos para derrota, para efeito de classificação.
O limite de jogos em outras categorias permanecerá 6 (seis) jogos, no máximo 1 atleta de outra categoria por rodada como foi em 2012.
Nenhum botonista das categorias adulto, sub 18 ou máster poderá jogar em mais de 2 séries, concomitantemente, como foi em 2012.
Sub18 continuam podendo optar jogar ilimitado em qualquer série, exceto Master, como foi em 2012.
Formatos de disputa
O formato de disputa de todas as séries será elaborado da forma mais atraente possível para que todas ou quase todas as equipes tenham chances de disputar o título.
Apresentamos a seguir um “resumo” dos formatos de disputa. Detalhes estarão explícitos no regulamento que será divulgado nos próximos dias e todos serão informados.
Série A1 – Confirmados, Corinthians, Circulo Militar, Meninos, Maria Zélia, Palmeiras, CREF, Clube do Botão, Cisplatina.
Será mantido com 6 atletas como em 2012.
O formato de disputa da série A1 2013, e distribuição dos grupos, foram divulgados em Novembro/2012 antes de o campeonato terminar. Teremos 8 equipes divididas em 2 grupos de 4 com base na classificação final de 2012. O formato de disputa será semelhante ao campeonato de futebol do estado do Rio de Janeiro. O formato permitirá que todos os clubes tenham chance de ir para a semifinal pelo menos até penúltima rodada do campeonato. Os detalhes serão apresentados no regulamento 2013
Os 2 piores colocados na classificação geral de 2013 cairão para a série A2.
Série A2 – Confirmados Portuguesa Santista, XV de Agosto, Nacional, Noroeste, Flamengo e Liga Jacareiense.
Será mantida com 5 atletas, como em 2012;
6 clubes jogarão entre si em turno único classificando para as semi-finais os 4 primeiros colocados. Teremos jogos de ida e volta nas semi-finais e final.
Os 2 primeiros colocados subirão para a série A1 em 2014.
Série B - Confirmados: Circulo Militar, Clube do Botão, Meninos, Maria Zélia e Corinthians.
Será mantido com 5 atletas, como em 2012
Forma de disputa: (idem 2012) 5 clubes jogarão em turno e returno. O campeão de cada turno disputará a final em jogo único.
Série C - Confirmados Nacional, Circulo Militar, Cisplatina, Flamengo, Meninos, Ocian e Corinthians. (Temos mais uma vaga para totalizar 8 clubes)
Será mantido com 4 atletas, como foi em 2012;
Será com o menor número de rodadas possível durante o ano;
Ao contrário de 2012, poderão participar atleta que estiver regularmente inscrito na série C.
Equipes novas poderão jogar na série C, sendo este um incentivo da FPFM para que estas tenham um ano de preparação antes de entrarem na A2, lembrando que isto pode ocorrer apenas no primeiro ano de participação do clube em torneios oficiais da federação;
Para os clubes existentes, novamente solicitamos que a série C seja destinada aos jogadores que poucas chances de jogar nas séries A/B/M, ou atletas que estejam retornando ao futebol de mesa;
Forma de disputa: (semelhante 2012) 8 clubes dividos em 2 grupos de 4 disputarão 4 etapas durante o ano.
Série Master - Corinthians, Maria Zélia, Nacional e Cisplatina.
Será mantido com 5 atletas, como em 2012;
Forma de disputa: (idem 2012) 4 clubes jogarão em turno e returno. O campeão de cada turno disputará a final em jogos de ida e volta.
Série Interior
A FPFM deixou claro o interesse em tentar fazer um campeonato de equipes regionalizado no interior/litoral, entretanto, alguns clubes não puderam confirmar dado a estrutura que ainda é pequena.
Participação em outras categorias
Poderão participar de até 6 (seis) jogos em “apenas uma” categoria superior e informada no inicio do ano ou na data de sua inscrição, data limite esta que consta no regulamento do campeonato.
A seguir a tabela para facilitar o entendimento:
Equipes
Permissão (6 jogos)
A1
A1, M (se tiver idade)
A2
A2, M (se tiver idade)
M
A1, A2
B
A1, A2, M (se tiver idade)
C
A1, A2, B, M (se tiver idade)
Torneios individuais
Visando tornar os torneios individuais mais atraentes a FPFM apresenta as alterações para o ano de 2013:
Os torneios individuais (todos) terão os nomes (nas categorias) alterados para 1ª divisão, 2ª divisão, 3ª divisão e assim por diante. Ou seja, deixam de existir série Ouro, Prata, Bronze, etc.
Exclusivamente para os torneios “Open”, os 3 (três) primeiros colocados garantem vaga na divisão acima e os 3 ( três) últimos são rebaixados para a divisão abaixo. Os demais participantes de cada série serão baseados no ranking.
O critério de subir e descer de divisão é válido apenas para o Open subsequente.
Entendemos que desta forma valorizamos mais ainda a disputa do 3º lugar e também, os últimos colocados se esforçarão para não serem rebaixados.
Exemplos:
- Se um jogador ou mais jogadores se inscrever e faltar, implicitamente estarão entre os últimos e cairão para a divisão inferior no próximo torneio.
- Se um jogador não puder jogar o torneio, basta ele não se inscrever para que no próximo torneio e sua inscrição para o próximo que participar obedecerá ao ranking.
Super Open, Taça SP, Paulista Individual permanecem baseado em ranking.
Opens do Interior a princípio continuarão como em 2012, baseado em ranking. Se o número de inscritos no interior excederem a quantidade limite, serão criadas as divisões necessárias e disputadas em dias diferentes, ou a critério da diretoria técnica.
A Federação relembra aos filiados que criou o Torneio FPFM Tour e os participantes marcam pontos para o ranking, portanto solicitamos que os clubes incentivem tal competição. Este ideia é muito bem aplicável no Interior principalmente.
Paulista e Taça SP
Em 2013, o formato de disputa será invertido com a Taça SP, ou seja, a Taça SP será disputada por 16 atletas por divisão e o Paulista Individual será disputado com 12 atletas por divisão.
Opens
Capital - Serão mantidos, entretanto a federação estudará possibilidades de alteração para um formato que permita que todos tenham chance de participar até o final. Em geral o formato de disputa tradicional (4 grupos de 8) permanecerá, entretanto, poderemos vir a fazer testes em um ou dois torneios durante o ano com novos formatos;
Interior - Os Opens do interior serão mantidos e inclusive há possibilidades de realizarmos Opens do litoral desde que tenhamos numero de atletas para tal.
Hoje a pontuação no ranking para os torneios do interior são inferiores ao da capital e por enquanto a pontuação será mantida da mesma forma que está em 2012. Alguns representantes solicitaram revisão nos pontos do interior. A direção técnica irá rever e se por bem entender que é necessário algum ajuste, todos serão informados.
Sub18
Conseguimos aumentar a quantidades de participantes no Sub18, entretanto ainda não é suficiente para jogarem em uma série separada, o sub 18 continuará isento de taxas exceto carteirinha e outros custos obrigatórios da FPFM;
Atendendo ao pedido dos próprios atletas do Sub18 eles participarão do adulto e respeitarão os mesmos critérios de acesso e descenso nos Opens;
O ranking continuará separado;
Taça SP e Paulista continuarão a ser disputados separadamente;
Punições e justificativas
O atleta que se inscrever e faltar em um torneio individual (Open e Super Open) jogará automaticamente em uma categoria inferior no torneio seguinte, independente de ranking. (Exemplo: Se um atleta da 1ª divisão faltar no torneio irá participar da 2ª divisão no torneio seguinte);
Taça SP e Campeonato Paulista individual - só serão aceitas justificativas presenciais no local do evento, que deverão ser entregues ao delegado do mesmo, a falta na Taça SP e Paulista individual sem justificativa presencial, permanece como em 2012, ou seja, o botonista que faltou está automaticamente impedido de jogar o mesmo torneio no ano seguinte;
Súmulas
Temos recebido súmulas do ano passado, sem número, com diversos erros inclusive de digitação, etc. o que acaba dificultando o trabalho da FPFM. Já melhorou muito, mas pedimos que tenham atenção com isso para que tenhamos agilidade na divulgação de informações que dependem dela;
Foram criadas novas súmulas em 2013. Pedimos o favor de apagarem os modelos anteriores que tenham salvado no computador de vocês, de modo que utilizem a partir do Campeonato de Equipes de 2013 o modelo novo, a FPFM não irá aceitar modelos antigos;
Toda a papelaria, da entidade, ou seja, o formulário de informação de pagamento, súmula, etc., foi refeito e será reenviado a todos além de serem postados no site da entidade.
Locais dos eventos de 2013 lembramos que ainda poderão sofrer alteração, tanto de data como de local, houve uma solicitação para que se adeque em dias alternados as competições Taça e Paulista individual vamso ver a possibilidade:
Open da Capital
os 4 Opens na sede do Meninos - São Bernardo do Campo
Super Open
1º Super Open no Meninos - São Bernardo do Campo
2º Super Open no XV de Agosto de Socorro
Open do Interior
1º Open Interior - Flamengo - Americana
2º Open do Interior - Nororeste - Bauru
3º Open do Interior - Nororeste - Bauru
4º Open do Interior - Liga Jacareiense - Jacareí
Taças
Taça interior 1ª Divisão - Clube do Botão
Taça interior 2ª Divisão - Americana
Taça Interior 3ª Divisão - Bloco do R
Taça litoral 1ª Divisão - Ocian
Taça capital 1ª divisão - CMSP
Taça capital 2ª divisão - SCCP
Taça capital 3ª divisão - MFC
Taça capital 4ª divisão - SEP
Taça capital 5ª divisão - CREF
Taça Master 1ª divisão - MZ
Taça Master 2ª divisão - CFC
Taça S18 - NAC
Paulista Individual
Paulista 1ª divisão - SCCP
Paulista 2ª divisão - CMSP
Paulista 3ª divisão - MFC
Paulista 4ª divisão - MZ
Paulista 5ª divisão - SEP
Paulista 6ª divisão - CREF
Paulista Master 1ª divisão - CFC
Paulista Master 2ª divisão - CFC
Paulista S18 - NAC
FT
Clubes atentos ouvem diretor financeiro sobre as contas da entidade
FT
Presença tambem de inumeros botonistas na Assembleia
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA – FPFM, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, sediada na Rua Brigadeiro Jordão, 297, bairro do Ipiranga, São Paulo-SP, com CNPJ sob nº 52.801.131/0001-71, vem convocar os seus filiados de acordo com o artigo 22º de seu Estatuto, inscritos e detentores do direito de voto, como bem determina o artigo 13o, inciso 8 do mesmo Estatuto, a comparecer para ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 19 de janeiro de 2013, na sede da entidade conforme endereço supra citado, com primeira chamada as 09:30 horas, sendo necessária presença da maioria absoluta, ou em segunda chamada as 10:00 horas com qualquer número de presentes, de acordo com o Parágrafo Único do artigo 58 do Código Civil vigente, para:
EM ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
a) Palavra do Presidente;
b) Apresentação e aprovação do balanço e contas de 2012;
c) Divulgação oficial do Calendário para 2013;
d) Informações técnicas referentes aos campeonatos de 2013;
e) Assuntos diversos.
EM ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
a) Aprovação das alterações no Estatuto da FPFM;
b) Assuntos diversos.
São Paulo, 2 de janeiro de 2013.
José Jorge Farah Neto
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA